dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Bovinos Leiteiros  
Rebanho produtor de leite ideal tem 55% das vacas prenhas
Quantidade de animais com prenhez está diretamente ligado aos litros de leite produzidos na fazenda
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
09/06/2010

Um bom número de vacas em reprodução é a chave para uma boa quantidade na produção de leite. Isto porque a vaca tem o seu pico produtivo no período inicial da lactação, o que significa que quanto mais vezes a vaca parir maior será a quantidade de litros de leite produzidos por ela. Para chegar a um equilíbrio satisfatório dentro do rebanho, o ideal é que os produtores tenham 55% de vacas prenhas dentro o total de animais.

— O impacto da reprodução é direto porque vaca precisa reproduzir para depois começar a produzir, então se não houver a prenhez a produção de leite fica inexistente. A eficiência reprodutiva está ligada diretamente à quantidade de leite produzido. A prenhez afeta a produtividade de leite porque a vaca tem o seu pico de produção no período inicial da lactação, então quanto mais vezes essa vaca parir na sua vida mais tempo ela vai passar no seu pico de produção. O ideal é ter entre 50% e 55% da população de vacas adultas prenhas — ensina o médico veterinário Hélio Vaz Rezende, gerente do departamento técnico de leite da ABS Pecplan.

O veterinário Hélio Rezende é um dos palestrantes da Ma Shou Tao Pecuária 2010, que acontece nos dias 9 e 10 de junho, na Fazenda Boa Fé, município de Conquista, em Minas Gerais. No evento, Hélio vai falar sobre este balanço entre o número de vacas do rebanho e a porcentagem que deve estar prenha e vai explicar como é possível aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela vaca. Segundo ele, geralmente uma vaca tem de 4 a 5 parições durante a sua vida, mas esse número pode variar de acordo com a raça e saúde do animal.

— A cada 21 dias uma vaca que não está prenha oferece uma oportunidade da gente produzir uma prenhez nela. A cada 21 dias temos que saber o quanto estamos aproveitando dessas oportunidades que as vacas estão nos oferecendo. Emprenhar uma vaca é simples, são dois aspectos básicos. O primeiro é inseminar essa vaca e o segundo é essa vaca conceber. Com algumas técnicas hormonais e medicamentosas a gente consegue alterar esse ciclo de 21 dias pra conseguir fazer essa vaca retornar mais rapidamente ao cio pra que possamos inseminar esse animal que não está prenha e atingir uma maior produção de leite — explica.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Josafá Honorato Junior
03/04/2017 15:33:16
Boa tarde!! O percentual ideal minimo de vacas em lactaçao em relação ao numero total de animais no plantel para que haja um equilibrio e facilitar a reposição deve situar entre de 40% a 45% isso no mínimo.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Ma Shou Tao 2010
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada